Training Course: Active Art- Understanding and Enjoying Art in the Classroom and Beyond

As professoras Ana Maltez, Dora da Ponte , Ilda Vicente e Paula Silveira participaram no curso de formação Active Art- Understanding and Enjoying Art in the Classroom and Beyond, em Barcelona.



         

Comentários

  1. Mas que formação tão catita

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  2. O curso ERASMUS + do tipo KA1 (Ensino escolar 21-27) decorreu na Europass Teacher Academy, na cidade de Barcelona, em Espanha, entre 2 e 6 de maio de 2022. “Active Art: Understanding and Enjoying Art in their Classroom and Beyond” é um curso que tem uma abordagem multidisciplinar da psicologia e da teoria da arte, introduzindo os participantes em diferentes formas de compreensão e ensino das artes. Explora o processo criativo no sentido do impacto positivo, no indivíduo, das atividades relacionadas com a arte. Baseia-se na compreensão da arte e da criatividade ao longo da vida, interligando áreas disciplinares, como neuropsicologia, pedagogia e sociologia. Considera o fenómeno artístico como uma combinação de perspetivas e situações (artista, espectador, obra de arte). A metodologia de aprendizagem é ativa, em grupo e individual, no sentido do estímulo do pensamento transversal e, baseada nas experiências que combinam a expressão individual e coletiva na construção do novo conhecimento e da melhoria da atitude criativa enquadrada na oferta artística do património envolvente e disponível na cidade. O curso abrange o processo criativo, a produção de arte, a comunicação artística, a preparação de visita a uma exposição de arte e inclui duas atividades culturais.
    A língua oficial do curso é o inglês, foi ministrado por duas formadoras. A diversidade do grupo turma, com pessoas de vários países europeus e composto por docentes de artes visuais, de dança, de línguas, do primeiro ciclo, da educação especial e dos serviços educativos de organismos culturais permitu-nos a perceção de aspetos comuns e distintos nos vários sistemas de ensino em presença (português, sueco, filandês, húngaro, polaco, esloveno, eslovaco) – o envelhecimento da classe docente foi o mais evidente, testemunhado pela maioria dos elementos da turma. No entanto, a presença de 40% de jovens abaixo dos trinta anos contraria essa tendência. Num ambiente colaborativo partilharam-se possibilidades de atividades criativas a partir da análise da obra de arte tendo-se explorado um pouco da fisiologia da criatividade, do pensamento divergente e convergente, das possibilidades da terapia através da arte numa perspetiva de autoconhecimento e de acompanhamento de jovens. As teorias foram sempre acompanhadas de uma componente prática englobando todo o grupo.
    Foi uma experiência enriquecedora que abriu perspetivas para a dinamização de atividades transversais e colaborativas com os alunos.
    Ana Silva, Dora Ponte, Ilda Vicente, Paula Silveira.

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