SPECIAL NEEDS AND INCLUSIVE EDUCATION - The Italian experience of overcoming segregation







 

Comentários

  1. A formação foi extremamente enriquecedora. O grupo de formandas era constituído por portuguesas e romenas. Assim, para além do conhecimento do sistema educativo italiano conhecemos alguns aspetos do sistema educativo romeno, encontrando semelhanças e diferenças da Educação Inclusiva e, mais importante, aspetos interessantes para tentar implementar no nosso Agrupamento. O formador, Francesco Tarentino, implementou nas nossas sessões uma dinâmica muito prática, de partilha e reflexão, conseguindo motivar e envolver todas as formandas, ultrapassando a barreira da língua. No último dia visitámos uma escola, onde fomos muito bem recebidos, com uma disponibilidade total dos colegas para as nossas dúvidas, sobre as suas práticas da Educação Inclusiva.

    ResponderEliminar
  2. Experiência muito enriquecedora, com a qual nos foi possível conhecer diferentes metodologias e ferramentas, bem como diversas abordagens perante a Educação Inclusiva. Entender a Inclusão como um trabalho de equipa, em que todos convergem esforços e práticas para um mesmo objetivo, apresenta-se como imprescindível para o sucesso não só dos alunos com necessidades especiais mas para todos os alunos.
    Durante o curso, o trabalho em grupo e a partilha de experiências entre pares, foram muito positivos, o desafio foi-nos passado – procurar um envolvimento mais assertivo de todos os pares implicados na educação, visando o sucesso dos alunos.
    De salientar a boa comunicação que o formador Francesco Tarantino conseguiu estabelecer com o grupo de formandas, apresentado estratégias motivadoras e que envolveram todo o grupo no processo da formação.

    ResponderEliminar
  3. A formação foi muito interessante, dinâmica e plena de conhecimentos. A informação veiculada permitiu conhecer o sistema inclusivo italiano, mostrando algumas semelhanças e diferenças ao nosso sistema, o português. Trabalhar na educação respeitando as diferenças dos alunos é um factor determinante para a plena inclusão das crianças e jovens . A dinâmica criada pelo formador Francesco, permitiu que a interação com as colegas romenas se tornasse uma mais valia, transpondo assim, a barreira da língua. O desafio agora, é tentar mostrar e implementar muito do que se aprendeu nesta formação.

    ResponderEliminar
  4. Contributo valioso na aquisição de conhecimentos, estratégias e ferramentas para tornar a inclusão uma realidade, não esquecendo os benefícios que a Educação Inclusiva traz a todos os alunos. A interação do formador com o grupo foi excelente pela capacidade comunicativa e dinâmica criada, envolvendo ativamente todos os participantes. Ao longo do curso foram proporcionados diversos momentos de partilha, reflexão e discussão das abordagens aos princípios da Educação Inclusiva, com sugestões de boas práticas para implementar!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário